Sobre São João de Meriti

Cidade de São João de meriti

São João de Meriti é um município do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Seu nome histórico é Cidade de São João do Rio Meriti. Localiza-se a 22º48'14" de latitude sul e 43º22'20" de longitude oeste, a uma altitude de dezenove metros. Sua população estimada em 2008 era de 468 309 habitantes. De acordo com o Censo Demográfico 2010 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população atual do município é de 459 356 habitantes.

Localiza-se na região da Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ocupa 34,996 km² de área. É o município mais próximo da Capital há apenas 18 minutos do Centro da Cidade do Rio de Janeiro.

O município é conhecido como "formigueiro das Américas", pois sua densidade demográfica (número de habitantes dividido pela área em quilômetros quadrados) é uma das mais altas do continente.

História

As terras que conhecemos hoje como São João de Meriti, cortadas pelos rios Sarapuí, Meriti e Pavuna, conhecidas antes como Freguesia de Meriti, correspondiam, nos séculos XVII e XVIII, a um território composto por fazendas e capelas religiosas. Nessa época, a região era um importante produtor de milho, mandioca, feijão e açúcar.

Em 1833, a vila de São João de Meriti passou a integrar a vila de Maxabomba, atual Nova Iguaçu. Em 1947, a cidade de São João de Meriti foi criado. No inicio do século XX, a cidade passou a receber inumeros imigrantes portugueses, italianos, Judeus, Sírios e Libaneses. Dentre as famílias mais tradicionais e abastadas da cidade, destacamos as de Comendador Manuel Antônio Sendas, Valadão, Rasuck,Comendador Benedito Amaro e Comendador Agostinho Francisco Paulucci.

Considerada uma cidade-dormitório, Meriti é cortada pela Rodovia Presidente Dutra, que interliga a cidade a outros pontos do estado do Rio de Janeiro. Formada basicamente por zonas residenciais, Meriti possui alguns centros comerciais: o Centro, Vilar dos Teles (antigamente chamada de "Capital do Jeans"), o Shopping Grande Rio, Coelho da Rocha, São Mateus, bem como outros de menor expressão.

Muitos bairros pobres cercam esses centros. Muitos nem sequer têm saneamento básico, como Jardim Paraíso, no distrito de Vilar dos Teles.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Rio de Janeiro criou o Encontra São João de meriti.

Notícias de São João de meriti

Blog do Guia da Cidade de São João de meriti

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de São João de Meriti por email
 

Dados Principais sobre São João de meriti

Aniversário: 21 de agosto
Fundação : 1947
Gentílico: Meritiense
Area: 34,838 Km²
População 459 356 hab. (2010)
IDH 0,774 - médio
Prefeitura São João de Meriti

Brasão de São João de meriti
Brasão de São João de meriti

Bandeira de São João de meriti
Bandeira de São João de meriti

Vídeo sobre a cidade de São João de meriti

Mapa de São João de meriti

 

Moradores ilustres de São João de meriti

 

   


  Sobre o EncontraSãoJoãodeMeriti
Fale com EncontraSãoJoãodeMeriti
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra São João de Meriti no Facebook siga o Encontra São João de Meriti no Twitter Encontra São João de Meriti no Google+


Termos EncontraSãoJoãodeMeriti | Privacidade EncontraSãoJoãodeMeriti